Apartamento 1757 / Camarim Arquitectos

Apartamento 1757 / Camarim Arquitectos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Camarim Arquitectos; Camarim Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Garrido
  • Colaboradores: Tiago Garrido
  • Revestimentos Exteriores: painéis de vidro translúcido; portadas de aço lacado
  • Revestimentos Interiores: pavimento – soalho de pinho maciço; portas pivotantes – contraplacado de pinho; bancadas e guarda – pedra lioz
  • Diretores De Projeto: Vasco Correia, Patrícia Sousa
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de habitação coletiva situa-se no Príncipe Real em Lisboa e foi construído em 1757, 2 anos depois do terramoto de 9.0 na escala de Richter.

© Nelson Garrido

O cliente pretendia renovar o apartamento do piso superior - simplificar a planta e adaptá-lo à vida de uma família moderna - respeitando a lógica construtiva do edifício e o espírito e a escala do bairro histórico.

Corte

A cumeeira do telhado define a fronteira entre a sala - com uma janela horizontal sobre o jardim - e os quartos - com trapeiras individuais. As casas de banhos, cozinha e despensa agrupam-se num volume de forma irregular que diferencia espaços e usos diferentes de modo fácil, informal, sem portas ou corredores.

© Nelson Garrido

Os materiais usados - pedra lioz, madeira e estuque - são os mesmos do apartamento original mas a sua combinação e o seu desenho são assumidamente modernos. A janela horizontal da sala ocupa toda a largura do edifício e é composta por 3 filtros – vidro, vidro translúcido e portadas de correr – que asseguram ensombramento e privacidade e ecoam a intermitência e a textura das janelas nos pisos inferiores.

© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 1757 / Camarim Arquitectos" [Apartamento 1757 / Camarim Arquitectos] 18 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765538/apartamento-1757-camarim-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.